Textos


VOCÊ JÁ FOI Á BAHIA? SE NÃO FOI,AMIGO,VÁ...
 
Paulista anda sempre com pressa.Ou corre atrás de trabalho ,ou de dinheiro ,ou do sucesso ,enfim,sabendo disso,como boa baiana que sou resolvi criar um roteiro para turistas apressadinhos.
Salvador,nossa capital,não é bem uma cidade que se possa ver na carreira.E,não aconselho  sentar no Largo da Mariquita,engolir um acarajé e depois sair com a cabeça ao sol para tentar ver todas as atrações da cidade.
Essa tentativa de ver tudo em 80 minutos só cabe mesmo na cabeça do apressado,venha ele de onde vier.
-Que é isso,meu rei!? Vai tirar o pai da forca?
Bem,vamos começar nosso roteiro.
Primeiro se dirija á Praça Municipal,admire o  palácio  Rio Branco, que lá pelos idos do sec.XVII,era um belo edifício,mas,após a República ,ganhou umas águias e umas cúpulas meio sem graça que tirou muito a beleza da antiga construção.
Em frente está a Câmara Municipal que,também,já foi um belo prédio seiscentista ,mas,embora mexida ainda conserva a beleza  e imponência de outros tempos.
Dominando tudo fica o Elevador Lacerda.Alguém,um dia,o chamou de "dente de ouro"da Bahia.Esse elevador une a Cidade Alta á cidade baixa,zona comercial.
Salvador convive com o barroco, o moderno e o modernoso com a mesma paciência dos baianos.
Siga em frente á esquerda e encontrará a Santa Casa da Misericórdia, debruçada sobre o mar,com um acervo espetacular  de arte barroca.Depois,encontrará a Catedral Basílica,mas,no meio ,onde ficava a antiga  Sé de palha, hoje temos uma escultura de Mário Cravo ,a Cruz Caída  e,um Beveldere,projeto do grande arquiteto Assis Reis.
Ainda na Praça da Sé ,em frente ,depois de cruzar o Terreiro de Jesus,fica a igreja da Ordem Terceira de  São Domingos,e,mais á esquerda a igreja de São Pedro dos Clérigos.
Não se esqueça que,como cantou Caymmi ,a Bahia tem 365 igrejas,uma para cada dia do ano,sim senhor.Cansou só de pensar nisso? Aproveite,meu rei, e vá á Cantina da Lua,do querido Clarindo Silva,peça uma cervejinha ou a boa cachaça da Bahia,respire fundo e deixe para descer ao Pelourinho,quando estiver mais relaxado.Não sem antes visitar  o Cruzeiro e a Igreja de São Francisco,toda de ouro, uma obra barroca de tirar o fôlego de qualquer um.Veja,abra a boca a se fique  atordoado com tanta riqueza e beleza.
Uma curiosidade: o baiano da gema,xingado de soteropolitano,pouco se refere á nossa capital pelo nome,Salvador,tudo pra ele é Bahia.
Bem,descanse um pouco,goze bastante do ar da Bahia ,aprecie as belas mulatas ,porque ,eu também,vou ganhar o mundo.Dia de sábado,em Salvador,em casa? Nem pensar...
 
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 17/06/2018
Alterado em 17/06/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr